É bem comum que o tratamento de fertilidade e reprodução assistida cause dúvidas, além de muita curiosidade. Antes de tudo, você precisa saber que as técnicas de reprodução assistida, também conhecidas como reprodução humana assistida, são opções de tratamento para a infertilidade feminina e infertilidade masculina.
Agora que você já sabe o motivo pelos quais as pessoas buscam o tratamento, confira abaixo as 10 dúvidas mais frequentes sobre o assunto.
O que é reprodução assistida?
Como falamos anteriormente, a reprodução assistida é um conjunto de técnicas e procedimentos médicos utilizados para auxiliar casais com problemas de fertilidade a conceber uma criança. O objetivo é aumentar as chances de gravidez e superar obstáculos naturais à reprodução.
Quais são as principais técnicas de reprodução assistida?
Fertilização in vitro (FIV): técnica em que óvulos e espermatozoides são coletados e fertilizados em laboratório até formarem embriões para posteriormente serem transferidos para o útero da mulher;
Inseminação intrauterina (IIU): procedimento em que o esperma é preparado e inserido diretamente no útero da mulher durante o período fértil;
Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI): é uma técnica utilizada para tratar problemas de fertilidade masculina na qual um único espermatozoide é injetado diretamente no óvulo da mulher, facilitando a fertilização;
Doação de gametas (óvulos ou espermatozoides): um dos procedimentos mais conhecidos, em que indivíduos doam seus óvulos ou espermatozoides para ajudar outros casais ou indivíduos com problemas de fertilidade a terem filhos.
Quem pode se beneficiar do tratamento de fertilidade?
Pessoas que desejam engravidar e não possuem um parceiro e casais com dificuldades para engravidar naturalmente, devido a fatores como problemas de ovulação, baixa contagem de espermatozoides, obstrução das trompas de falópio ou outras condições relacionadas à fertilidade.
Quais são as opções para casais homossexuais que desejam ter filhos?
Casais homossexuais podem optar por doação de óvulos ou espermatozoides, barriga de aluguel (as leis variam conforme o país), adoção ou coparentalidade (parceria com um terceiro para ter filhos juntos).
Existe uma idade limite para buscar tratamentos de fertilidade?
Embora a idade possa variar conforme o país em que o procedimento será realizado e a clínica, geralmente a idade limite para realizar tratamentos de fertilidade com óvulos próprios fica em torno dos 50 anos.
Quais são os riscos associados aos tratamentos de fertilidade?
Os riscos são avaliados conforme o histórico de saúde dos pacientes envolvidos e suas necessidades, mas os tratamentos de fertilidade podem levar a gravidez múltipla, complicações durante o tratamento e a possibilidade de não obter sucesso na gravide z.
Quais são os passos básicos de um ciclo de fertilização in vitro (FIV)?
Um ciclo de FIV geralmente envolve a estimulação ovariana para produzir vários óvulos, coleta dos óvulos maduros, fertilização em laboratório, cultivo embrionário e transferência de embriões para o útero da mulher.
Existem efeitos colaterais dos medicamentos usados na estimulação ovariana?
Sim, alguns efeitos colaterais comuns incluem inchaço abdominal, desconforto, sensibilidade mamária, dores de cabeça e alterações de humor. Esses efeitos geralmente são temporários.
A reprodução assistida garante uma gravidez?
Não, não há garantia de gravidez com tratamentos de reprodução assistida. O sucesso dos tratamentos depende de vários fatores, incluindo a idade da mulher, a causa da infertilidade e a saúde geral do casal.
Como escolher uma clínica de reprodução assistida?
É importante pesquisar e buscar recomendações de outras pessoas. Verifique a reputação da clínica, a experiência da equipe médica, taxas de sucesso e a abordagem ética do tratamento.
コメント