top of page

Saiba o que são os distúrbios na articulação temporomandibular (DTM)

Muitos sintomas da disfunção na articulação temporomandibular (DTM), que liga os ossos do ouvido à mandíbula, podem passar despercebidos na rotina, até que afetam fortemente a qualidade de vida. Dores persistentes na cabeça, ao abrir e fechar a boca, ao mastigar, assim como estalidos e sensação de travamento da mandíbula podem indicar a presença de problemas na articulação temporomandibular (ATM). Entre as opções de tratamento está o uso do botox para DTM, uma forte tendência em saúde. Continue lendo para saber mais.





H2: O que é disfunção da articulação temporomandibular (DTM)?

Também conhecida como desordem temporomandibular, a DTM é um conjunto de distúrbios que envolvem a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e as estruturas associadas, como as laterais do tecido fibroso que os une (fáscia). Ela pode ser resumida em três principais tipos: muscular, quando a musculatura do maxilar sofre excesso de tensão; articular, quando advém de sobrecarga ou trauma a articulação, além de doenças degenerativas; ou mista, quando o problema envolve tanto músculos quanto articulações.


É importante saber que a articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais complexas do corpo, responsável por comandar todos os movimentos da mandíbula, incluindo comer, falar e mastigar. Ela abre e fecha como uma dobradiça e desliza para a frente, para baixo, para trás e para os lados. Por este motivo, além de dores na região facial e estalidos, um dos principais e mais graves sintomas das DTM é a dificuldade em abrir muito a boca.


H2: Principais causas e sintomas

A disfunção da articulação temporomandibular (DTM) tem origem multifatorial. Sendo assim, as causas podem ser bem variadas, como desgaste em decorrência do envelhecimento, trauma ou impacto, artrite, bruxismo, tensão muscular e até o estresse. A hipermobilidade, causando a capacidade de abrir a boca em excesso, pode indicar o deslocamento crônico da mandíbula. Já a anquilose, a fusão das superfícies articulares da mandíbula com o crânio, reduz fortemente a amplitude do movimento da mandíbula.


H3: Entre os principais sintomas da DTM estão:

- Dor ao abrir e fechar a boca;

- Dor para mastigar;

- Sensação de estalido na mandíbula;

- Dor e travamento da mandíbula;

- Zumbido nos ouvidos;

- Rosto inchado.


H2: Diagnóstico e tratamento

A descoberta dos distúrbios temporomandibulares geralmente acontece a partir do histórico médico e dentário, somado ao exame físico. O dentista ou médico também poderão solicitar exames de imagem, estudo do sono e, no caso de artrite infecciosa, fazer a aspiração do líquido acumulado na região.


O tratamento pode variar bastante com a causa. Terapia com aparelho oral e analgésicos, fisioterapia e cirurgia podem ser opções. Além disso, o tratamento da disfunção na articulação temporomandibular pode incluir o uso de relaxantes musculares, soníferos e toxina botulínica.


O botox para DTM de origem muscular é uma opção de tratamento pouco invasiva e cada vez mais adotada na busca por resultados rápidos e satisfatórios. Ao ser associada a outros tratamentos, a aplicação da Toxina Botulínica tipo A serve como agente auxiliador porque gera a parestesia no local de aplicação, resultando assim no alívio dos sintomas e maior conforto para o paciente.



Comments


bottom of page