top of page

Entenda como a mobilidade articular contribui para o aumento na expectativa de vida

A mobilidade está relacionada à capacidade das articulações dos ombros, joelhos, tornozelos e quadris em executar movimentos amplos e sem restrições. Diversas situações podem levar ao comprometimento das articulações ao longo da vida, como doenças, lesões, sedentarismo e o envelhecimento, assim impedindo a prática de atividades básicas do dia a dia. Em contrapartida, manter cuidados com a mobilidade articular contribui para o aumento na expectativa de vida, conquistando também mais qualidade de vida.





  1. Mobilidade articular e expectativa de vida

Independente da idade, mas com maior prioridade na velhice, as articulações devem ser estimuladas e condicionadas a tratamentos que permitam a continuidade de suas funções básicas. Manter as articulações saudáveis demanda um cuidado integrativo, que envolve obrigatoriamente a prática de exercícios físicos, melhor ainda se acompanhados de um profissional educador físico ou fisioterapeuta. Além disso, conforme as necessidades individuais de cada paciente, a suplementação nutricional e o acompanhamento com um reumatologista, que poderá indicar o uso de medicamentos para o tratamento das articulações, também são frequentemente associadas. Por fim, também é preciso manter atenção à flexibilidade, que diz respeito à capacidade elástica dos músculos.


  1. Tratamentos para perda de mobilidade articular

A área farmacêutica vem desenvolvendo diferentes soluções para recuperar a saúde articular ou promover mais qualidade de vida durante o enfrentamento de doenças adquiridas, crônicas ou degenerativas, como artrose, reumatismos, fibromialgia e lesões. Confira abaixo alguns medicamentos para articulações:


Cientific Synovial: implante injetável de alta densidade e viscosidade que alivia a dor e melhora a mobilidade articular por mais tempo em patologias como osteoartrite de joelho, quadril, ombro, tornozelo, mãos e pés.


Euflexxa: solução injetável de 10 mg/mL de hialuronato de sódio para o tratamento da dor causada por osteoartrite (doença degenerativa da articulação) do joelho.


Osteonil: solução isotônica de hialuronato de sódio de aplicação intra-articular utilizada para o tratamento de dor e mobilidade limitada, assim como de traumas diversos.


Polireumin: solução injetável e de ação lenta indicada para o tratamento de doenças degenerativas e traumáticas das articulações, como a osteoartrite.


Viscoseal: solução viscoelástica estéril e injetável para uso intra-articular. Age diminuindo a dor, melhorando a mobilidade e facilitando o restabelecimento da articulação, assim como eliminando a solução de irrigação e substituindo ou suplementando o líquido sinovial após artroscopia ou lavagem da articulação.





Kommentare


bottom of page